Não importa se instantaneamente ou daqui a 12 anos. O problema, no entanto, passa sempre pelo campo do planejamento: ou não existe planejamento algum ("eu vou juntar 100 reais por mês e vou ficar rico!"), ou o plano não leva em consideração as variáveis REAIS: quanto vale um milhão daqui a 12 anos? E a inflação? E se eu não conseguir manter uma taxa mensal média de 2% por anos e anos?
Com base nos dados expostos no post do Douglas Oliveira neste tema, resolvi montar esta planilha. Em tempo: não que os cálculos expostos pelo autor estejam errados - trata-se somente de um esquecimento comum de quem investe: esquecer que o dinheiro perde valor com o tempo.
Conclusão: apesar de você conseguir DE FATO 1 milhão de notinhas de um real daqui a 12 anos, o seu poder de compra vai ser equivalente a aproximadamente 600 mil reais hoje. Ou, utilizando o clássico índice Big Mac: se hoje você compra 100 mil Big Macs com 1 milhão de Reais, em 2020 você comprará 60 mil unidades. Uma perda considerável...
22 de maio de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Herval, continuando a sua planilha com mais algumas linhas, descobri que para chegar a 1 milhão REAL (contando a inflação), levaria mais 2 anos aproximadamente, ou seja, total de 14 anos. Para voltar aos 12 anos, seria necessário um depósito inicial de R$ 10.000,00, ao contrário dos R$ 1.000,00 do projeto original. Será que está correto o que eu fiz? De qualquer maneira, já decidi que vou iniciar esse esquema. Mesmo que não chegue a 1 milhão, devido aos milhões de litros d'água que ainda vão rolar até lá, pelo menos isto vai me ajudar a me disciplinar mais financeiramente. Além disso, convenhamos... num cenário bastante "pessimista", onde você chegue daqui a 12 anos com "apenas" quinhentinhos (metade do previsto), também não seria nada mal, né! Dá pra construir uma bela casa e ter um belo carro na garagem, tudo à vista! De outra forma, daqui a 12 anos ainda estaríamos pagando aquela prestação do apartamento de 2 quartos e ainda faltando no mínimo 8 anos pra terminar! Sem contar o condomínio... Sem dúvida, é um bom plano!
Postar um comentário