6 de julho de 2005

Computador de 100 dólares?

A Índia é um país surpreendente. Além do molho curry, o país se destaca a cada dia como uma potência na área de tecnologia. E a pobreza extrema do país até ajuda: foram eles que começaram a revolução do outsourcing, mudando o fluxo mundial de capital (que antes ia necessariamente para os países que possuíam tecnologia, e mão de obra extremamente cara - EUA e European Union stuff). Quem trabalha com TI no Brasil vê claramente o impacto dessa mudança. Se antes (alguns poucos anos atrás!) 90% dos projetos que pintavam por aqui eram exclusivamente para o mercado interno, hoje é comum se ver em meio a uma equipe multi-nacional (multi-planetária, se falarmos de Google), produzindo para fora. Não é 'globalização'. É simplesmente porque brasileiros, chineses e (sobretudo) indianos são mais baratos - e surpreendentemente, mais criativos.
A 'inclusão digital' é tópico de cada conferência política dos países em desenvolvimento do mundo inteiro há anos. E mais uma vez, a Índia saiu na frente. A 'renascença indiana' parece estar bem longe de acabar...

Um comentário:

Carola Coralina disse...

eu queria muito ir lá, e depois (essa não é a primeira) de notícias assim, a vontade de visitá-los é ainda maior.

Os indianos que eu conheci na escola sempre foram os primeiros da turam. eles são imbatíveis. Pessoas incríveis e esforçadas. Queria muito que iniciativas como essas fossem usadas pro bem das pessoas, nãocomo mais uma forma de corrupção, como sempre acaba sendo.

=)