E ainda tem quem acredite que eles botaram homenzinhos na lua décadas...
Uma falha numa nave espacial robotizada testada pela Nasa obrigou o encerramento prematuro de uma missão quando o aparelho estava a cem metros de um satélite do Pentágono, disse a agência espacial dos Estados Unidos.
Em sua missão, a nave em teste devia executar uma série de manobras automáticas, entre elas sua aproximação e afastamento do satélite militar.
Segundo a Nasa (a agência espacial americana), a nave espacial Dart, controlada por computador, detectou o satélite sem a ajuda de astronautas ou supervisores humanos.
Mas, por motivos ainda desconhecidos, quando estava a cem metros do satélite, deteve sua trajetória e iniciou automaticamente a função de órbita, explicou a agência espacial.
A missão, que devia durar 24 horas e que custou 110 milhões de dólares, tinha como objetivo estabelecer bases para projetos como o envio de carga neste tipo de naves robotizadas a naves ou bases espaciais.
O aparelho, de 362 quilos, tinha decolado na sexta-feira de manhã da base aérea de Vandenberg, na Califórnia. A aeronave permanecerá agora em órbita até que finalmente seja destruída, segundo a Nasa.
O lançamento da aeronave Dart estava previsto inicialmente para o fim do ano passado, mas o mau tempo e problemas técnicos obrigaram o adiamento de sua decolagem para esta semana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário