9 de maio de 2005

EUA criam "Big Brother" para vigiar bois e vacas

O Departamento da Agricultura dos Estados Unidos (Usda) divulgou na semana passada proposta que tornará obrigatória a adesão do setor pecuarista a um sistema de identificação que cobrirá todo o país, até 2009. O sistema permitirá rastrear, identificar e acompanhar os deslocamentos dos animais.

Na prática, os animais deverão ter um dispositivo (que pode ser um chip ou algum material que facilite a identificação via satélite) que permita às autoridades sua imediata localização.

Segundo o plano, a transição da participação voluntária para a obrigatória será gradativa. O "plano estratégico" referente ao Sistema Nacional de Identificação Animal não é estanque. Os criadores serão consultados depois da publicação no Diário Oficial dos EUA.

O secretário do Usda, Mike Johanns, disse que a opinião do público será considerada, e ressaltou aos jornalistas que um sistema voluntário deixa hiatos, o que torna mais difícil acompanhar o gado na eventualidade de um surto de doença.

Ron DeHaven, diretor do Serviço de Inspeção de Saúde Animal e Fitossanitário do Usda, apresentou um plano mais detalhado de como se dará esta modificação. Ele disse que o departamento começará a divulgar alertas aos produtores para avisá-los que, breve, será exigido o registro da identidade de cada animal e do local onde ele se encontra" até abril de 2007.

Em janeiro de 2008, o Usda começará a registrar o gado compulsoriamente, disse DeHaven. "E depois, até janeiro de 2009, passaremos a exigir a informação dos deslocamentos de cada animal de forma a acompanharmos sua movimentação por todo o sistema".


Nenhum comentário: