22 de maio de 2005

Japonês constrói robô com cabine de controle

Um fabricante de máquinas agrícolas do Japão tornou realidade o que filmes como Star Wars, Matrix e Robocop mostraram apenas nas telas de cinema. Batizado de Land Walker, o robô japonês que parece um personagem do game Mechwarrior tem 3,4 metros de altura, possui cabine de controle para uma pessoa e, de acordo com a empresa Sakakibara Kikai, já pode ser comprado por qualquer interessado.

O Land Walker, no entanto, pesa pouco mais de uma tonelada e se movimenta a 1,5 quilômetros por hora, mas pode andar para frente, para trás e também lateralmente. Ao lado de seu cockpit, o criador Masaaki Nagumo instalou armas de ar comprimido, que atiram bolinhas de esponja em um alvo móvel ou imóvel.

Nagumo, de 32 anos, desenvolveu sozinho o produto por dois anos seguidos. De acordo com a reportagem do Japan Times, o Land Walker está à venda por 36 milhões de ienes (cerca de 335 mil dólares), mas "pode ter seu preço baixado caso haja um número razoável de interessados", disse Nagumo.

Desde o primeiro anúncio sobre o Land Walker, em março desse ano, Nagumo já comemora mais de um milhão de acessos ao website da Sakakibara Kikai.

Nenhum comentário: