12 de junho de 2005

Flickr

A Internet vive de ondas. Modas. Manias. Primeiro veio a WWW e os sites animados (com applets). E aí o AOL Mail ("you've got mail!"). O Majordomo (e suas 'listas de discussao'). O ICQ (todo mundo usou o 'oh-oh'). O Google (o verbo mais popular desde o advento do 'deletar'). O Blogger. O Orkut (quem não tem orkut, não existe!)... Uma das mais novas 'manias revolucionárias' parece ser o Flickr - um serviço 'fotolog like', que leva a idéia de compartilhamento de fotos ao extremo. No Flickr você publica fotos, associa fotos a tags (palavras-chave, que ajudam a localizar outras fotos - suas ou de terceiros - contendo as mesmas palavras-chave), publica-as em grupos de interesse (mais ou menos como os 'group fotologs'), participa de foruns, organiza suas fotos pela data de posting ou pela data em que foram tiradas (de acordo com o cabeçalho exif da foto), posta por e-mail, publica foto automaticamente em blog... Uma infinidade de serviços, com uma interface facílima de usar.

O melhor é que a grande maioria das fotos é de ótima qualidade (pelo menos enquanto as 'kianxas ki ixkrevem axxim' não invadem o serviço com fotos de banheiro e de 'eu voltando da malhação').

Pra completar, todo o serviço do Flickr é disponibilizado na forma de APIs XML, como fazem outros serviços por aí (como o blogger e sua ATOM API). Desta forma, é possível postar usando programas desktop, recuperar fotos usando agregadores RSS, e por aí vai. Uma belêeeuza!!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

eu disse que era divertido, que era uma beleuza, e mesmo assim você fez tsc tsc e nao acreditou.
seu nerd cabeça dura!
=P
una pra vc.