10 de junho de 2005

Toshiba mostra robôs que seguem pessoas na rua

Já pensou um robô paparazzi...? Um robô batedor de carteira? Um robô flanelinha ("dá um trocado, tio! bip!")

A Toshiba demonstrou nesta sexta-feira (20/05) dois robôs capazes de obedecer a comandos de voz de diversas pessoas e também segui-las sem o risco de atropelar calcanhares. A companhia afirmou ainda que pretende comercializar os robôs em um período de cinco a seis anos.

O primeiro deles, chamado Apri Sharp Ear, tem formato redondo, possui 43 centímetros de altura e cerca de 10 quilos. Na apresentação, foi capaz de diferenciar vozes e comandos de três pessoas à sua volta, conseguindo responder a perguntas e executar tarefas, como ligar a TV.

O segundo, chamado ApriAttenda, tem 90 centímetros de altura e pesa pouco mais de 30 quilos. Possui um sensor ultrassônico e pode seguir uma pessoa andando. No teste, foi capaz de parar no mesmo momento em que seu mestre parou de andar. Ambos os robôs se movem por um mecanismo de rodinhas.

Segundo Nobuto Matsushira, chefe de pesquisas do Human Centric Laboratory da Toshiba, o Apri Sharp Ear possui seis microfones e foi programado para entender comandos de até seis pessoas que estejam à sua volta - simultaneamente.

Já o ApriAttenda utiliza um algoritmo de processamento de imagens que permite identificar pessoas registradas em seu banco de dados, incluindo cor e textura de suas roupas, em distâncias de até cinco metros. Matsushira afirma ainda que os robôs reconhecem objetos estacionários de móveis.

Caso ele se perca de seu mestre, consegue sair andando à procura da pessoa - desviando de obstáculos e até mesmo chamando pelo seu nome.

"Essas habilidades são importantes para trazer os robôs além da linha de entretenimento, começando a inseri-los em situações da vida real tanto em casa como na rua - por exemplo, quando as pessoas vão às compras", disse o vice-presidente e diretor de pesquisa corporativa da companhia, Mutsushiro Arinobu.

A Toshiba ainda não possui protótipos capazes de reconhecer vozes com barulho de fundo mas, com algum tempo de pesquisas, será possível implementar essa tecnologia, bem como juntar as funções dos dois robôs em um só produto.


Nenhum comentário: